quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quais são as demonstraçoes contabeis exigidas pela legislaçao societaria???

As demonstrações contábeis (financeiras) exigidas pela legislação societária são as seguintes:

Balanço Patrimonial;Demonstração do Resultado do Exercício;Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos

Mas agora gente...... vamos um pouquinho mais devagar!!!! primeiro eu quero mostrar a vcs o que é um balanço patrimonial e pra que ele serve!!! depois sim eu quero detalhar certinho tudo sobre ele!!! ja q ele é uma das demonstraçoes mais comuns e que todos ja ouviram falar!!!

O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira elaborado segundo os princípios contábeis geralmente aceitos, onde apresenta os bens, direitos e obrigações da entidade, sendo considerado a demonstração mais simples e direta de se avaliar uma empresa, por isso a mais utilizada. Ele é o mais importante relatório gerado pela contabilidade. Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada.Ele tambem reflete a posição das contas patrimoniais em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado.

O Balanço Patrimonial é considerado uma demonstração estática, pois apresenta a situação do patrimônio da empresa em determinado momento.O Balanço é constituído pelo Ativo, que representa os bens e direitos, e pelo Passivo, que são as obrigações. O Patrimônio Líquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo, representando o capital investido pelos proprietários da empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o texto...
to aprendendo muito...